sexta-feira, 27 de março de 2009

Darwin tem razão

Lamento ainda que o moralismo propagado pela alta sociedade e tão arraigado em esferas rasteiras em possibilidades venha a me ocupar o tempo em discussões que não me trarão nada de que eu possa vangloriar-me num futuro próximo. (Um simples vaso transparente de tampa vermelha recheado de salgados para o lanche da tarde)? Qual a valia desta discussão? Aí me deparo com Pessoas que não se manifestam nem para dizer o que pensam (se é que pensam), de um dado assunto, e tratam movimentos sociais como oportunidades para não ter que ir a universidade assistir a quatro ou cinco horas de aula. E se mantêm apáticas a todas as manifestações que envolva a mínima necessidade da defesa de idéias, remetendo-me a clara certeza: Darwin não só tem razão – com a teoria de que evoluímos dos primatas - como também a de ser dito que algumas pessoas continuam agindo como se não tivessem evoluído, e mesmo em ambientes “acadêmicos” e que pelo menos em tese deveria suscitar o debate, falta o essencial – argumentos fundamentados – daí só me resta aconselhar dois caminhos, primeiro e penso que seja o mais importante: leiam para pelo menos ter o que falar, e segundo no caso da ausência de leitura e consequente ausência de argumentos, fiquem calados. (pelo menos a dúvida permanece). No mais ainda decidem agora falar-me de ética e tratos sociais. Como se perambulassem pelas mais finas castas da sociedade mundial. Preciso urgentemente voltar a ser aquele chato e seletivo sujeito de outrora, porque meu estômago não suporta mais tanta popularidade*.

* Convivência com alguns universitários de alcova.

2 comentários:

  1. É humilhante saber que muitas vezes o ser humano, se é que podemos dizer de tal forma se esquece de suas RAIZES...Embora como diz Gabriel o Pensador em uma de suas musicas " no Brasil vinhemos todos da mesma mistura" então para que ficar se vlagoriando só para se mostrar que pertence a classe A ou B se no fundo a maioria não passa de um Pé Rapado e que pode muito bem fazer as coisas que lhe dê na telha honestamente e ter um alto escalão na sociedade e ser o pior LADRÃO!!

    ResponderExcluir
  2. Somos da classe "B de Brasil" - aquela pessoa que tem "orgulho de ser brasileiro" (como se orgulho fosse uma virtude)- orgulho de quê? de ser acomodado? de ter representantes corruptos? Deve ser por isso que o brasileiro (na sua maioria) não se empenha na mobilizações para mudança, como se tudo estivesse maravilhoso! E os que mobilizam-se são discriminados, prejudicados (mesmo conseguindo melhoras para a maioria imobolizada).
    Chega de orgulho! vamos ser "cidadãos do mundo" melhorar a educação, ser crítico, pensante, atuante, proativo.

    ResponderExcluir